Últimos conteúdos

Como vender mais no dia dos namorados?

0
0 Shares

Para vender no dia dos namorados é preciso estar atento às tendências e à nova realidade criada pelas vendas online. É uma das datas sazonais mais importantes do calendário do e-commerce, e com o dia dos namorados chegando, é hora de colocar as estratégias em prática.

Afinal, 2020 nos mostrou como essa data foi impactada pela pandemia. Sim, houve mudanças na forma como as pessoas consumiram e foram às compras. Porém, os números mostram que os efeitos foram positivos, resultando em crescimento no número de pedidos e aumento do ticket médio. Em 2020, o dia dos namorados também foi a data sazonal que mais cresceu em faturamento – 90%, de acordo com a Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen.

Durante 15 dias, de 28 de maio a 11 de junho, a data contribuiu enormemente para o crescimento do e-commerce. Pois, de acordo com a Ebit|Nielsen, as datas sazonais foram responsáveis por 34% do faturamento total do e-commerce em 2020.

Já em 2021, os números positivos continuaram crescendo: os e-commerces faturaram 28% a mais que em 2020 no Dia dos Namorados, segundo relatório da All In | Social Miner.

Outra informação importante do relatório é que, em 2021, os consumidoras estavam mais habituados com as compras online e anteciparam a busca por ofertas de presentes em até um mês. Os maiores picos de visitas e cadastros foram entre os dias 16 a 29 de maio — período que antecede o dia dos namorados.

No e-commerce, o que fazer para vender no dia dos namorados?

Com base no que ocorreu em 2020 e 2021, é sensato dizer que as prioridades mudaram. Os presentes focados em experiências românticas nunca saíram de moda, é verdade, porém outras vertentes surgiram com o isolamento social. Os enamorados voltaram as suas atenções a itens mais caseiros e úteis para o dia a dia, ampliando o leque de opções.

Além desse contexto diferenciado, neste texto acompanhe as dicas para vender mais e melhor no dia dos namorados em 2022, criando e ampliando estratégias para atingir esse público que está ávido por consumir e celebrar a data, especialmente em dias mais solitários.

Antecipe tendências

Os presentes que envolvem o romantismo estão sempre em alta. Os chocolates, perfumes, flores, roupas e acessórios são itens que norteiam a maioria das escolhas para a data, todos os anos. Porém, o confinamento por conta da pandemia ativou outra forma de celebrar o dia dos namorados.

Com os casais em casa, presentes úteis ou que possam proporcionar uma experiência romântica caseira ganharam relevância. Por isso houve o aumento nas buscas por eletrodomésticos, itens de cozinha e decorativos, além de roupas como pijamas e lingeries.

De acordo com a Ebit|Nielsen, as dez categorias com maior volume de pedidos foram Moda e Acessórios (19%), Casa e Decoração (15%), Perfumaria e Cosméticos (9%), Eletrodomésticos (9%), Telefonia e Celular (7%), Eletrônicos (5%), Saúde (4%), Informática (4%), Alimentos e Bebidas (4%) e Livros (4%).

Para aproveitar a alta no ticket médio: invista em kits

Para garantir bons números para a sua loja, crie kits de produtos – que vão variar conforme o seu nicho. Tenha em mente que produtos emocionais, como cestas de café da manhã, itens para jantar romântico e kits de autocuidado são boas pedidas.

Oferecer descontos promocionais e progressivos também é uma forma de atrair compradores. Se você trabalha com vinhos, por exemplo, elabore kits e incentive a compra de mais garrafas com descontos progressivos. Se for possível, estude formas de oferecer frete grátis – um dos principais motivadores de compras pelos consumidores brasileiros.

Explore as redes sociais e crie campanhas

As datas comemorativas são boas oportunidades para criar conteúdos especiais nas redes sociais, como dicas para presentes, direcionando o seu público para os produtos que estão disponíveis na sua loja. Além disso, a sua estratégia pode incluir campanhas pagas para gerar tráfego e levar mais pessoas à sua loja.

Além de gerar visitas, as campanhas de raio vão atender as pessoas que deixaram as compras para a última hora. É uma oportunidade para criar soluções rápidas, através dos produtos da sua loja, para quem tem pressa em receber esses itens. Os kits especiais novamente são uma boa alternativa.

Pense em diferenciais para a sua loja

Além da diversidade de produtos, avalie como a sua loja pode oferecer uma experiência de compra diferenciada. Os descontos progressivos, o frete grátis, o menor prazo para entrega e até mesmo a possibilidade de personalizar a compra com embalagens para presente podem ser os diferenciais para vender mais.

Busque referências para vender melhor no dia dos namorados

As experiências dos anos anteriores devem ser levadas em conta. Além dos números das pesquisas, aprofunde-se sobre os itens mais procurados e ouça o relato de outros sellers.

Há muito conteúdo relevante na internet e, além das dicas deste texto, existem muitas outras de como vender mais ou de ideias para o dia dos namorados. Não deixe de aproveitá-las, absorvendo o que faz mais sentido para o seu e-commerce.

O dia dos namorados é uma oportunidade apaixonante para vender mais

O dia que reúne os apaixonados é, hoje, uma das datas sazonais mais relevantes para o e-commerce. Independentemente do seu nicho, é possível pensar em ideias para aproveitar esse momento. A mudança de hábitos forçada pela pandemia também criou novas necessidades, fazendo com que mais sellers sejam capazes de atender às diferentes demandas. É uma data apaixonante para quem deseja vender, conquistar e fidelizar clientes. Bons negócios!

0 Shares
Blog PersonCloud

Máquina de cartão ou Link de cobrança?

Conteúdo anterior

7 benefícios da automação tributária e fiscal para empresas

Próximo conteúdo

Você pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.