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Entenda os desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo e não erre mais!

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Você sabia que a gestão estratégica de pessoas no varejo é fundamental para alcançar metas e gerar bons resultados? Na verdade, o papel do gestor de pessoas é um dos mais importantes em qualquer negócio ou empresa, e no varejo isso se torna ainda mais claro e expressivo.

“A gestão de pessoas é essencial em qualquer negócio ou empresa porque, se analisarmos só o CNPJ, concluímos que ele não existe. Quem faz a gestão e toma as decisões são as pessoas”.

A atuação da gestão de pessoas

Não há dúvidas de que o varejo é um setor altamente dinâmico e flexível, né? Por esse motivo, os desafios para o gestor de pessoas são grandes. Um dos principais é a necessidade da mão de obra.

“Quando pensamos em qualquer negócio de varejo, como, por exemplo, o físico, tratamos de um setor altamente intensivo em uso de mão de obra. A gestão de recursos humanos, ou, como chamam algumas empresas, departamento de pessoas, realmente é muito importante nesse sentido.”

Desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo

Há alguns desafios específicos presentes no varejo brasileiro e que, se geridos corretamente, podem gerar uma equipe engajada com o propósito da empresa, uma liderança que alcança e entende seus colaboradores e uma empresa que consegue se comunicar, de maneira interna e externa, de forma unitária e efetiva. Veja mais sobre eles abaixo.

Baixa qualificação da mão de obra

Pelo seu dinamismo e flexibilidade, a área de varejo ainda luta com o desafio da qualificação. Esse é um ponto fundamental e que permeia todos os outros desafios.

“A baixa qualificação da mão de obra é o primeiro aspecto que as empresas acabam assumindo e que deveria ser responsabilidade do governo que, por fornecer políticas públicas de educação falhas, não cumpre esse requisito. Logo, o primeiro desafio é treinar e qualificar as pessoas, o que vem a ser um passo fundamental para os demais desafios.”

As gerações

O segundo desafio é a gestão das “gerações”. Segundo denominação americana, elas são divididas entre a geração X, nascidos entre 1960 e 1980; Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1980 e 1995; e a geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. E o grande desafio é criar uma conexão entre elas.

“Há um choque entre as gerações que trabalham no varejo. Normalmente, quem está na liderança são as pessoas com um pouco mais de idade e que, pela dinâmica de trabalho, devem lidar com as novas gerações e com as altas taxas de turnover, ou seja, os custos significativos de perder um colaborador”.

A liderança

Outro desafio importante é o papel da liderança, que envolve as decisões do gestor para seguir em meio às adversidades e manter sua equipe motivada para oferecer sempre um atendimento adequado aos consumidores.

A gestão estratégica de pessoas no varejo é um grande desafio aos líderes e implica diretamente nos resultados da empresa e na sua comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.

Valorizar o time

A valorização dos colaboradores é o último desafio.

“Hoje, quando falamos das novas gerações, é necessário fazer com que elas entendam que existe um propósito estabelecido na empresa e que, obviamente, envolve o papel da liderança nesse processo”.

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