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Marketplace: O que é, vantagens e dicas

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O mundo do e-commerce tem se expandido cada vez mais. No começo, eram as lojas virtuais que ditavam as vendas, depois surgiram alguns marketplaces e as lojas passaram a integrar suas vendas e amplificar seus negócios.

Entre as diversas possibilidades de vendas online, o marketplace vem se destacando como uma excelente maneira de ampliar as possibilidades e conquistar novos clientes.

No entanto, apesar de estar bastante associado ao comércio eletrônico, o marketplace oferece diversas possibilidades a diferentes tipos de negócios.

Entre suas grandes vantagens, está o custo menor de operação, além de uma assistência de especialistas para quem ainda está começando no segmento.

Entenda o que é marketplace, quais são as vantagens desse tipo de comércio e descubra qual é a melhor opção para você escolher!

Marketplace o que é?

O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas.

Ou seja, em um único grande endereço, é possível encontrar várias opções de itens, produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas.

Ao pensar em um paralelo com o comércio offline, o marketplace funciona como um grande shopping center: ao entrar em um shopping, você poderá encontrar diversos produtos sendo vendidos por diferentes lojas. Em alguns casos, lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, sob preços e condições diferentes, aumentando a possibilidade de se manter competitivo ao seu público.

O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo. Em uma única plataforma, várias lojas – ou pessoas – podem expor os seus produtos e serviços.

Quais são as vantagens de um Marketplace

Essa modalidade é bastante utilizada por lojistas que estão começando suas operações digitais ou até mesmo para grandes empresas que desejam ampliar sua presença digital, oferecendo diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online.

Além disso, o marketplace pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possui um sistema integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.

Quem pode vender em Marketplace?

De modo geral, todas as modalidades de negócio podem vender em marketplace, de micro a grandes empresas. Mas as regras mudam de acordo com cada canal de vendas, por isso, é importante consultar as regras do canal que deseja vender.

Com o crescimento do e-commerce, os microempreendedores individuais também querem estar presentes no varejo online e o MEI pode vender em alguns marketplaces sim. É preciso atentar ao limite anual e mensal do MEI para não extrapolar os limites estabelecidos para a modalidade.

Como o Marketplace funciona?

Para vender no marketplace, primeiramente, é necessário que o lojista se cadastre na plataforma.

Por ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em formas de pagamento e entrega do produto.

Por conta de normalmente ser uma empresa de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior para as duas partes.

Desta forma, ao contrário do e-commerce, que está focado na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas.

Mesmo com a praticidade que os marketplaces oferecem, gerenciar um negócio envolve muito processo de gestão interna, ou seja, manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.

Plataformas de Marketplace

Um dos principais fatores para o sucesso nas vendas em marketplaces é a escolha mais adequada para o seu negócio.

No mercado existem diversas plataformas com propostas distintas e outros marketplaces focados em categorias específicas, os marketplaces de nicho.

Você já deve ter ouvido e visto propostas de diversos marketplaces mais famosos como:

Amazon

Shopee

Bis2Bis

Shopify

Como controlar as vendas no marketplace?

A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados.

Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.

A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma. Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.

A tendência é os marketplaces crescerem cada vez mais, já que os consumidores procuram confiança para efetuar suas compras com recorrência. Além do mais, os marketplaces são vantajosos, tanto para quem compra, quanto para quem vende, facilitando a procura e a oferta de produtos.

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